Tipos de Currículo

Quem está em busca de um novo emprego ou está desempregado deve preparar um currículo com cautela e objetividade para passar de forma positiva a primeira impressão sobre suas aptidões. Para cada tipo de candidato, há tipos de currículo específicos.

As principais dúvidas sobre como fazer currículo surgem dos iniciantes. O currículo iniciante, que é o documento criado por quem nunca trabalhou e, por isso, não tem experiências profissionais a detalhar. O currículo iniciante deve ter a identificação do candidato, como nome completo, endereço, telefone, email, objetivos, realizações, habilidades e nível educacional.

Entre os tipos de currículos podemos encontrar o Currículo Funcional, que exibe as habilidades profissionais. Neste tipo de currículo, as informações são agrupadas por função desempenhada, listando das mais importantes e destacadas até as de menos notoriedade.

Em um currículo cronológico, as informações são organizadas de acordo com as datas em que ocorreram, sempre da mais atual para a mais antiga.

No currículo Híbrido, o candidato mistura as duas técnicas de fazer currículo. Comece descrevendo suas habilidades, trabalho, potencial, empresas trabalhadas e habilitação.

Seja original ao escolher o tipo de currículo. Torne-o interessante, mas sem precisar enfeitar demais. Resuma suas experiências profissionais e formação técnica.

Evite erros Tipográficos e Gramaticais, pois assim os empregadores não vão entender sua mensagem e ainda eliminá-lo.

As informações não podem ser superficiais, pois apenas informar que trabalhou em um restaurante não significa que o candidato seja cozinheiro, por exemplo.

Dê especial atenção aos resultados obtidos nos empregos com as ações praticadas. Não há interesse em suas responsabilidades, mas sim sobre suas conquistas profissionais.

Há muita preocupação no tipo de currículo usar em determinadas situações. Para definir quais as características necessárias para o currículo, é importante levar em consideração a empresa que oferece a vaga, a função a ser desempenhada, o tipo de profissional que se espera e quais as aptidões desejadas.

Mencionar um emprego em que não houve destaque também é necessário, pois um recrutador busca além de um profissional, um ser humano com ética no trabalho, responsabilidade e pontualidade.

Não basta citar conhecimento em informática se seu currículo não está devidamente formatado e configurado. Use fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 para o corpo do currículo e tamanho 16 para o título, que é seu nome completo. Para melhor espaçamento, configure as margens de página e o espaçamento entre linhas.

Um bom currículo pode garantir um bom emprego.