Modelo de Curriculo para Primeiro Emprego

Pessoas sem experiências profissionais sempre sofrem na hora de elaborar seu currículo, por isso usar um modelo de currículo para primeiro emprego pode ser de grande ajuda.

A maioria das empresas procura profissionais com experiência, o que torna a busca pelo primeiro emprego uma jornada árdua, exigindo assim muita criatividade e dinamismo ao escrever o currículo.

O primeiro passo para criar um currículo para primeiro emprego é pensar como o entrevistador que recruta o candidato para a vaga, colocando no papel as principais informações que possam lhe diferenciar e destacar dos outros recrutados.

Como diz o ditado, “O trabalho vem antes do emprego”, logo demonstre seu esforço e empenho físico e mental para conquistar a tão sonhada vaga. Se possível, faça trabalhos voluntários. Nesses casos não há remuneração, porém é possível enriquecer o currículo do primeiro emprego e se tornar interessante para a empresa que busca novos funcionários.

Existem programas de trainee e estágios que são direcionados a pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho, mas não possui experiência anterior. Nesses programas o trabalhador recebe pelos serviços prestados. Não foque apenas em grandes empresas, pelo nome que elas deixarão impresso no currículo. As pequenas empresas podem enriquecer, e muito, seu currículo, pois nelas você desempenhará mais funções e turbinará de experiências sua vida profissional.

Conseguir o primeiro emprego de forma temporária também é mais fácil. Não tenha medo e encare esse desafio.

Caprichar na formatação do currículo também é uma boa dica para um currículo de primeiro emprego. Organize bem as informações, escolha um tamanho de fonte maior, porém nada exagerado.

Mesmo quem nunca trabalhou pode ter um currículo atraente, inclusive se o candidato puder contar com boa experiência acadêmica e qualificações técnicas. Conhecer programas de computador, saber utilizar softwares diversos e até navegar na internet são informações importantes na hora de elaborar o currículo.

Na busca pelo primeiro emprego, são muitos os sonhos e as expectativas sempre transparecidas pela ansiedade, porém isso não pode ultrapassar o papel, por isso não deixe o nervosismos incorporar seu currículo. Ele fará com que se escreva muitas coisas desnecessários e se omita informações importantes. Deixe claro seu diferencial, suas qualidades e anseios.

Comece o currículo com seu nome completo, centralizado e em tamanho 14. Use fonte Arial ou Times New Roman. Logo abaixo, em tamanho 12, prossiga as informações, indicando o endereço, telefone e email.

Escreve seu objetivo. Diga o que você procura.

No currículo de emprego, como é óbvio, não há campos sobre Experiências profissionais então parta para a Formação acadêmica e escreva a instituição em que estudou, a área de estudo e o período. Comece pelo mais atual.

Liste os cursos extra-curriculares como informática, mencionando as qualificações, como por exemplo: conhecimento avançado em Word. Curso de pintura. Curso de música.

Em informações complementares, mencione sua participação no teatro do colégio, na festa junina do condomínio, etc.

Finalize seu currículo com informações como sua disponibilidade para viagens, por exemplo.

Veja mais sobre como fazer currículo através dessas dicas no vídeo abaixo: