Curriculum Lattes

O CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desenvolveu o Sistema CV-Lattes, específico para divulgação de informações curriculares, conhecido como Curriculum Lattes, sendo o mesmo utilizado pelo Ministério da Cultura e Tecnologia, FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e a CAPES/MEC - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

O sistema Lattes é utilizado por estudantes, pesquisadores, gestores, profissionais e pessoas envolvidas no sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Curriculum Lattes é utilizado para avaliação da competência de estudantes interessados em conseguir bolsas de estudos, para processos de seleção de consultores, integrantes de comitês e assessores, além de oferecer subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras. Desde 2002, tornou-se obrigatório o cadastramento no sistema de currículo Lattes para esses fins, para garantir pagamentos e renovações de bolsas.

O Currículo Lattes nasceu em 1993, quando os formulários eram preenchidos em papel. Mais tarde passaram a integrar um sistema em ambiente DOS. Entre 1998 e 1999, o CNPq buscou padronizar o currículo, através da ajuda de consultores, que unificaram os processos e lançaram em agosto de 1999 o Sistema de CV Lattes.

O Sistema CV Lattes racionalizou o processo de captura de dados, permitindo com ele a extração de informações e a geração de novos dados a partir de sistemas corporativos das universidades.

A criação do Currículo Lattes deve ser realizada através do endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br.

  • Para cadastramento, clique em Cadastrar-se.
  • Preencha as informações solicitadas e clique em confirmar.

O Curriculum lattes utiliza a plataforma Lattes, integrando os currículos de todos que já realizam pesquisas, publicaram artigos, entre outros. Ele é considerado padrão nacional no registro de informações que englobam dados que vão além dos empregos anteriores, como um currículo normal. No Lattes, os registros das experiências tem foco acadêmico.

A criação de um currículo no sistema Currículo Lattes é gratuita, porém para se cadastrar é preciso possuir mestrado, doutorado ou pós-doutorado, além de ter publicado teses e dissertações tanto no nosso país como em âmbito acadêmico internacional. A publicação de artigos científicos em revistas de renomes científicos ou publicados em seminários também é um diferencial para integrar o Currículo Lattes, considerado um guia para a divulgação e valorização do conhecimento intelectual daqueles que contribuíram para com o desenvolvimento da sociedade.

Após cadastrar seu currículo no Curriculum Lattes, basta informar senha e login para editar ou acrescentar novas experiências.

Você que se enquadra nos requisitos para cadastramento de currículo no sistema Lattes não pode deixar de mostrar à humanidade os resultados de seus estudos e pesquisas, que podem contribuir muito para a evolução do Brasil e do mundo.

Acesse o site da plataforma CNPq e se cadastre.

Veja mais como fazer seu curriculum lattes no vídeo abaixo: